Skip to content

Influência de Gene Sharp (em português / esp.)

21.02.2011

Activismo pacífico: O Senhor da (não) Guerra
VER, 23.02.2011
Há mais de 50 anos que escreve manifestos que inspiram activistas de todo o mundo a derrubar regimes ditatoriais através de actos não violentos. Gene Sharp tem 83 anos e, apesar de admirar Gandhi, defende o pacifismo por questões práticas, mais ao estilo de Clausewitz ou Maquiavel. O intelectual norte-americano é mais um pensador que um revolucionário, mas é apontado como o grande inspirador das recentes revoluções na Tunísia e no Egipto. E consta da lista de “inimigos a abater” de um vasto clube de ditadores.
.
.
Vídeo: Pacifista Gene Sharp foi um dos inspiradores dos jovens egípcios
Globo (Manhattan Connection), 20.02.2011, 17 min. | fonte
Seu manual ‘Da Ditadura à Democracia’, já ajudou a guiar varias revoltas populares.
.
.
El viejo pacifista que enseña a combatir a los dictadores
El País, 19.02.2011
Las ideas de Gene Sharp inspiran a los jóvenes líderes de Egipto y Túnez.
.
.
O “guru” dos manifestantes egípcios
Estadão (Radar Global), 17.02.2011
Quando se fala em não-violência o primeiro nome que se vem à cabeça é o Mahatma Gandhi, herói da independência da Índia. Talvez o doutor Martin Luther King, conhecido por sua luta pelos direitos civis nos EUA. Um ou outro pode se lembrar de Henry David Thoreau, ideólogo da desobediência civil. Os manifestantes que derrubaram as ditaduras de Zine Ben Ali e Hosni Mubarak seguiram os ensinamentos de outro homem, no entanto: o cientista político americano Gene Sharp..
.
.
As bengaladas do pacifista
Folha de São Paulo, 17.02.2011
Ditadores bravos e mansos, cuidado com a bengala de Gene Sharp. Ele foi o inspirador e guia dos protestos que derrubaram Milosevic na Sérvia, os regimes da Ucrânia e Geórgia, os ditadores do Egito, da Tunísia, sacodem o Irã, Bahrein, Líbia, Iraque, Argélia. Quem mais? Incomodam Chávez, Putin e dezenas de democracias suspeitas.
Seu “Politics of Nonviolent Action” (Políticas de ação não-violenta) é um canhão de 902 páginas, publicado em 1973, mas sua arma mais usada é o breve e portátil “From Dictatorship to Democracy” (Da Ditadura à Democracia), de 90 páginas, traduzido para mais de 30 línguas. O download é fácil.

From → Uncategorized

One Comment
  1. Parabéns ao estupendo e ótimo Dr. Gene Sharp ! Graças a DEUS que o seu trabalho existe, e sem dúvida ELE o abençoa ! No Brasil estamos necessitando destes conhecimentos, e eu tenho insistido e divulgado, sua obra magistral ! Tenho certeza que será muito eficaz, na derrubada do governo Dilma-Lula-Pt, que é fraudulento, ineficaz, corrupto, com gana de poder pelo poder, sem pensar no povo! E que está destruindo gradativamente nossa democracia representativa ! Pretendem instalar a seita do comunismopetismofacismo, escravizarem o povo, e se perpetuarem no poder! Vamos derrota-los com a ajuda de DEUS e vossa ! Dr. Gene meus abraços sinceros ,de um seu admirador !

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s

%d bloggers like this: